Vidro Temperado: Cuidados importantes na utilização e instalação Vidros e Esquadrias em Lucas do Rio Verde, MT

1 – Cuidado com pancadas fortes:

dicas-sobre-o-vidro-temperadoÉ importante ter cuidado com a possibilidade de pancadas fortes. Mesmo que a força da pancada não seja suficiente para quebrar o vidro na hora. Futuramente isto pode acarretar uma quebra sem nenhum tipo de incidente.

Ou seja, uma pancada anterior pode gerar uma quebra futura, mesmo que não seja identificada nenhum tipo de avaria no momento da pancada. Este problema é conhecido como memória de choque.

2 – Cuidado com a fixação:

Durante a instalação você também deve tomar cuidados com a pressão exercida sobre os parafusos de fixação. Caso a pressão ultrapasse o limite do material é possível que o material se quebre no momento da instalação ou fique em um certo limite, onde qualquer outro incidente pode provocar a quebra do material por acréscimo de tensão.

3 – Deixe uma folga para a dilatação:

O vidro possui um coeficiente de dilatação muito diferente de alvenarias, caixilhos metálicos e qualquer outro material.

Por isso, é importante deixar uma folga adequada para que durante a dilatação dos materiais não ocorra a quebra do vidro. Este é um fenômeno comum, que muitas vezes o consumidor reclama pelo vidro ter quebrado sozinho, entretanto o que aconteceu foi um efeito da dilatação térmica dos materiais envolvidos na construção.

4 – Contato direto com outros materiais construtivos:

Além do problema da dilatação o contato direto com a alvenaria e caixilhos é prejudicial ao vidro. Durante a dilatação os materiais entram em atrito e geram pontos de tensões indevidos e um diferencial de temperatura nestes pontos.

Para evitar isso é importante utilizar isoladores como silicone, calços de borracha, arruelas de plástico ou qualquer outro material que impeça o contato direto do vidro com os outros materiais construtivos.

5 – Cuidados com a utilização:

Durante a utilização alguns cuidados são essenciais. O primeiro deles é evitar qualquer tipo de impacto direto no vidro de segurança. Além deste tipo de impacto é importante utilizar as janelas e portas com cuidado, evitando fechá-las de forma brusca e assim evitando qualquer tipo de impacto.

Outro ponto a se destacar é a utilização do vidro de segurança dentro dos ambientes residenciais. Boa parte das crianças não conseguem identificar a vedação ou porta de vidro temperado, por isso fique de olho nas crianças para evitar qualquer tipo de acidente.

6 – Limpeza do vidro temperado:

Para limpeza deste tipo de vidro é importante que você nunca utilize material abrasivo, como palhas de aço e lixas, ácidos ou objetos pontiagudos para retirar alguma sujeira específica.

Além disso dê preferência para a limpeza com água e sabão neutro. Produtos específicos para limpeza de vidros também podem ser utilizados com segurança.

Vale destacar que o vidro deve estar sempre limpo e seco, assim você evita a formação de manchas de água.